13/07/2009

Um pouco de Cecilia...

(deixo ela falar por mim...)

Motivo

Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei.
Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.

Cecília Meireles

Serenata

"Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permita que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"

Cecília MeirelesAprendi com a primavera;
a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.

2 comentários:

Érica disse...

Imoral né?
Eu fico muito impressionada com quem faz isso, sintonia nas palavras. Compreensão entre elas, rítmo. É incrível. Ser poeta é uma missão, uma coisa maior... Eu sempre me emociono.
Beijos aninha.
Bom começo de semana.

Cris disse...

e faz tempo que não venho aki... eu amo essas poesias de Cecilia, e essa parte me identifico muito: Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
beijos flor boa semana